Vacina dTpa Adulto
Vacina indicada para:
Adolescentes
Adultos
Gestantes
Idosos
Bariátricos
Bariátrica)
Indicações:
A vacina dTpa Adulto é indicada para reforço das vacinas DTPa ou DTPw em crianças a partir de 3 anos de idade, adolescentes e adultos, gestantes e todas as pessoas que convivem com crianças menores de 2 anos, sobretudo bebês com menos de 1 ano. Isso inclui familiares, babás, cuidadores e profissionais da saúde.
Doses:
A vacina é obrigatória para gestantes. Estas devem receber uma dose de dTpa a cada gestação, a partir da 20ª semana, de modo a conferir imunização passiva para tétano e coqueluche ao feto e ao recém-nascido. Se não vacinadas durante a gravidez, devem receber uma dose após o parto, o mais precocemente possível (de preferência ainda na maternidade).
Reforços: pode ser feita como dose de reforço aos 4-5 anos de idade, em adolescentes, adultos e idosos. Para crianças maiores de 7 anos, adolescentes e adultos que não tomaram ou sem registro de três doses de vacina contendo o toxoide tetânico anteriormente, recomenda-se uma dose de dTpa seguida de duas doses da dT.
Contraindicações:
A imunização é contraindicada em pessoas que apresentaram alergia grave (anafilaxia) ou sintomas neurológicos causados por algum componente da vacina ou reações alérgicas após a administração de dose anterior.
Em caso de encefalopatia dentro de 7 dias após a primeira vacinação com o componente pertussis (coqueluche), não se deve administrar as demais doses.
Em pacientes que estejam com febre no dia da aplicação, é recomendado adiar a vacinação até o seu restabelecimento.
Reações Adversas:
Reações mais comuns à vacina dTpa são:
- Irritabilidade;
- Sonolência;
- Reações no local da aplicação (dor, vermelhidão e inchaço);
- Fadiga.
Reações menos comuns:
- Falta de apetite;
- Dor de cabeça;
- Diarreia;
- Vômito;
- Febre.
Reações Incomuns: distúrbios de atenção, irritação nos olhos e erupção na pele, sintomas respiratórios, faringite, aumento dos gânglios linfáticos, síncope (desmaio), tosse, diarreia, vômito, transpiração aumentada, coceira, erupção na pele, dor articular e muscular e febre acima de 39ºC.
Nas gestantes as reações podem ser as mesmas, mas, em geral, é uma vacina muito segura e essencial para evitar complicações para a mãe e para o bebê.
Do que é feita?
A vacina dTpa contém os toxoides tetânico e diftérico, componentes da da bactéria da coqueluche. Contém também sal de alumínio como adjuvante, fenoetanol, cloreto de sódio e água para injeção.