Vacina Febre Tifoide
Vacina indicada para:
Crianças
Adolescentes
Adultos
Indicações:
A vacina é indicada para crianças a partir de 2 anos de idade, adolescentes e adultos que viajam para áreas de alta incidência da doença, em situações específicas de longa permanência e após análise médica criteriosa.
Além disso, a vacina deve ser administrada em profissionais que lidam com águas contaminadas e dejetos.
Doses:
Recomenda-se apenas uma dose. A vacina confere proteção por três anos, de modo que a revacinação pode ser recomendada após este período, se o risco de adoecimento persistir ou retornar.
Contraindicações:
A vacina Febre Tifoide é contraindicada em casos de hipersensibilidade conhecida a qualquer um dos componentes da vacina; em pacientes que estejam com febre no dia da aplicação, é recomendado adiar até o seu restabelecimento.
Durante a gravidez não é recomendada habitualmente, mas pode ser administrada somente se necessária e após avaliação médica dos riscos e benefícios.
Durante o período de amamentação a administração da vacina não é recomendada.
Reações Adversas:
A vacina Febre Tifoide causa poucas reações, sendo as mais frequentes relacionadas com o local da aplicação. Entre as mais comuns: dor, vermelhidão e inchaço. Outras possíveis reações são febre, dor de cabeça, mal-estar, náuseas e coceira.
Do que é feita?
A vacina da febre tifoide é composta por polissacarídeos da cápsula da bactéria (Salmonella typhi). Contém também fenol, cloreto de sódio, fosfato dissódico diidratado, fosfato monossódico diidratado e água para injeção.