Vacina Hepatite A e B
Vacina indicada para:
Crianças
Adolescentes
Adultos
Indicações:
A vacina é indicada para crianças a partir dos 12 meses, adolescentes e adultos, sendo uma boa opção para pessoas que não foram ainda vacinadas contra os dois tipos de hepatite (A e B).
Doses:
Para crianças de 1 ano até 15 anos, são recomendadas 2 doses com 6 meses de intervalo entre elas.
Para adolescentes a partir de 16 anos e adultos, são recomendadas 3 doses. A segunda dose deve ser administrada 30 dias após a primeira e a terceira, 6 meses depois da primeira dose.
Contraindicações:
A vacina combinada hepatite A e B é contraindicada nos seguintes casos:
- Pessoas que apresentaram alergia grave (anafilaxia) provocada por qualquer componente da vacina ou por dose anterior;
- Pessoas que desenvolveram púrpura trombocitopênica após dose anterior de vacina com antígenos do vírus da hepatite B;
- Para pacientes que estejam com febre no dia da aplicação, é recomendado adiar a vacinação.
Reações Adversas:
Reações comuns: dor, vermelhidão, inchaço e endurecimento no local da injeção; cansaço; irritabilidade; perda de apetite; mal-estar; dor de cabeça e náuseas.
Reações raras: calafrios; dor muscular; dor nas articulações; hipotensão; síncope vasovagal (desmaio) e púrpura trombocitopênica.
Essas reações geralmente passam em até 48 horas após a aplicação da vacina. Caso apresente algum sintoma que dure do que esse período, é recomendado buscar auxílio médico.
Do que é feita?
A vacina da Hepatite A e B é uma vacina inativada, composta do vírus inativado (morto) da hepatite A e da proteína de superfície do vírus da hepatite B. Também possui em sua composição: sais de alumínio, formaldeído, sulfato de neomicina, fenoxietanol, polissorbato 20, cloreto de sódio e água para injeção.