Vacina Haemophilus influenzae tipo b
Vacina indicada para:
Crianças
Adolescentes
Adultos
Indicações:
A imunização é indicada para crianças ⦁ A partir de 2 meses até os 5 anos de idade. Para as crianças com mais de 5 anos, adolescentes e adultos em condições médicas que aumentam o risco para doenças por Hib: ausência de baço ou disfunção nesse órgão; antes e/ou após transplante de órgão ou medula óssea; após quimioterapia; acima de 5 anos de idade. A vacina é recomendada mediante o pedido médico.
Doses:
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) recomenda e disponibiliza a vacina em três doses: aos 2, 4 e 6 meses de idade. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) recomendam uma quarta dose entre 12 e 18 meses, em especial para crianças vacinadas com a vacina DTPa.
Para crianças com mais de 5 anos, adolescentes e adultos não vacinados e com doenças que aumentem o risco da doença, duas doses com intervalo de dois meses são recomendadas.
Contraindicações:
A vacina Hib é muito segura e só é contraindicada para pessoas que apresentaram alergia grave provocada por qualquer componente da vacina ou por dose anterior.
Além disso, em pacientes que estejam com febre no dia da aplicação, é recomendado aguardar o sintoma passar para se vacinar.
Reações Adversas:
As reações adversas que podem ocorrer são:
- Dor no local da aplicação;
- Edema;
- Endurecimento;
- Vermelhidão.
Em relação às manifestações gerais, pode ocorrer febre nas primeiras 24 horas após a vacinação; cansaço, tontura e dor de cabeça.
Do que é feita?
É composta de pó liofilizado com polissacarídeo da cápsula da bactéria Haemophilus influenzae tipo b (Hib) conjugado com toxoide tetânico, Tris (trometamol), cloreto de sódio, água para injeção.