Vacina Pentavalente
Vacina indicada para:
Crianças
Indicações:
A vacina é recomendada para crianças a partir de 2 meses de idade. Pode ser aplicada até os 5 anos, sempre que seja indicada alguma das vacinas incluídas nessas combinações.
Doses:
Para a vacina Pentavalente, recomenda-se 3 doses, sendo aos 2, 4 e 6 meses de vida. Um primeiro reforço deve ser aplicado entre 12 e 18 meses de idade. As doses dos 2 e 6 meses de idade são realizadas com a vacina Hexavalente, que acrescenta a vacina Hepatite B às demais vacinas. O segundo reforço entre 4 e 6 anos de idade, realizado com a vacina dTpa + Polio.
Contraindicações:
A imunização é contraindicada para:
- Maiores de 7 anos;
- Crianças que apresentaram encefalopatia nos sete dias após a aplicação de dose anterior de vacina contendo componente pertussis;
- Anafilaxia a qualquer componente da vacina;
- Pacientes que estejam com febre no dia da aplicação; nesses casos, é recomendado adiar.
Reações Adversas:
Reações comuns: febre e reações locais como dor, vermelhidão e inchaço.
Reações raras: perda de apetite, vômito, irritabilidade, choro persistente e sonolência, convulsão febril e episódio hipotônico-hiporresponsivo (EHH).
Reações raríssimas: anafilaxia.
Do que é feita?
Além dos componentes da vacina tríplice bacteriana acelular (DTPa), contém componentes da bactéria Haemophilus influenzae tipo b conjugados a uma proteína, e vírus inativados (mortos) da poliomielite tipos 1, 2 e 3.